Jornal Correio Braziliense

Economia

Obama quer atuação rápida do Congresso na reforma financeira

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (14/4) que quer "atuar rapidamente" junto ao Congresso para resolver a reforma da regulação financeira. A afirmação foi feita durante um encontro com parlamentares democratas e republicanos.

"Desejo conversar (com a oposição) sobre a possibilidade de atuar rapidamente sobre um conjunto de leis para a reforma da regulação financeira", declarou Obama, que estava acompanhado da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e o chefe da maioria democrata no Senado, Harry Reid.

"Todos reconhecemos que não podemos aceitar um contexto no qual o afundamento do setor financeiro coloque novamente em perigo o conjunto da economia", afirmou o presidente.

Os chefes das minorias republicanas, Mitch McConnell no Senado, e John Boehner na Câmara, também estavam presentes durante esta reunião na sala do Conselho da Casa Branca. Obama disse ter "absoluta confiança que podemos elaborar juntos um conjunto de leis com ambos os partidos".

Mais tarde, o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, declarou que a administração tinha recolhido muitas ideias no Congresso, expressando seu otimismo de que se tem "um conjunto de reformas muito sólidas" e que se está "muito perto (...) de uma lei boa e sólida para impedir uma crise como essa no futuro".