Uma pane deixou milhares de usuários sem acesso aos serviços de telefonia fixa, móvel e internet banda larga nos estados do Pará, do Maranhão e do Piauí por várias horas. A falha foi causada por um problema na rede de fibras ópticas da Embratel, que acabou interferindo também na prestação de serviço das operadoras de telefonia móvel que usam a rede. É possível que até 10 milhões de usuários da telefonia móvel e um milhão da fixa tenham sido afetados. O "caladão" durou cerca de quatro horas, segundo a Embratel, mas consumidores da região Norte relatam que ficaram até 12 horas sem comunicação.
Obras particulares feitas por terceiros romperam dois cabos de fibra óptica da operadora na região. Segundo a Embratel, as interrupções ocorreram nas rotas entre Goiânia e Pequiá (GO), Fortaleza (CE) e Teresina (PI) e teriam gerado "casos pontuais" de dificuldade para completar chamadas em algumas regiões. A falha, porém, teve efeito dominó na telefonia móvel. Clientes da TIM ficaram impossibilitados de usar os serviços de voz e dados. Os usuários da Vivo também não conseguiram acessar seus celulares ontem e os consumidores da Claro tiveram dificuldades para realizar e receber ligações das 14h às 18h, segundo a operadora.
Os clientes da Oi não enfrentaram problemas. A companhia garantiu que a rede funcionou normalmente durante toda a terça-feira e que não foram detectados problemas nem na telefonia fixa nem na móvel nos três estados do caladão. A operadora tem infraestrutura própria na região.
Solução
Logo que detectou a falha, a Embratel informou que tomou as providências necessárias para solucionar a pane. A equipe técnica da operadora foi acionada imediatamente para resolver a ocorrência. Às 18h30, a companhia assegurou que o serviço de telefonia estava totalmente normalizado.
Na telefonia móvel, o problema foi solucionado na sequência, assim que o link com a rede da Embratel foi reativado, segundo as operadoras. Ontem, no fim do dia, a Claro informou que a instabilidade havia sido resolvida; a TIM confirmou que seu sistema já estava funcionando normalmente e a Vivo garantiu que o caso havia sido solucionado e que trabalharia da melhor forma para sanar os impactos sentidos pelos usuários.
Procurada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que equipes de fiscalização da agência estavam acompanhando o processo para checar se todos os procedimentos previstos na regulamentação estavam sendo cumpridos. Nem a agência nem as operadoras deram informações sobre o número de consumidores prejudicados com a interrupção dos serviços. Mas dados do órgão regulador contabilizam cerca de 10 milhões usuários de telefonia móvel e um milhão na fixa nos estados do Pará, do Maranhão e do Piauí.