Os ministros europeus das Finanças descartaram nesta terça-feira (16/3) em Bruxelas um acordo para regulamentar os fundos especulativos, um projeto que incomoda Grã-Bretanha e Estados Unidos.
"O debate sobre os fundos especulativos foi retirado da agenda da reunião de ministros das Finanças, com o objetivo de ganhar tempo para obter o máximo consenso possível", afirmou a porta-voz da presidência espanhola da União Europeia (UE), Cristina Gallach.
O assunto será debatido em uma próxima reunião de ministros, ainda durante a presidência espanhola do bloco, que termina em 30 de junho.
Os ministros das Finanças pretendiam alcançar nesta terça-feira um acordo sobre as linhas gerais de uma regulamentação maior e mais transparente dos fundos especulativos, que seria enviado ao Parlamento Europeu.
Mas o projeto esbarra no desagrado da Grã-Bretanha, que defende os interesses do centro financeiro da City de Londres, e dos Estados Unidos, que temem um prejuízo aos fundos especulativos americanos e aos bancos no momento de concretizar negócios na Europa.