A China apoiará os fabricantes de aço e a indústria siderúrgica do país nas negociações com os grandes consórcios de mineração do planeta para fixar o preço do minério de ferro, anunciou o porta-voz do ministério do Comércio.
"Os ministérios do Comércio, da Indústria e de Tecnologias da Informação apoiarão a Associação Chinesa do Ferro e do Aço e as empresas siderúrgicas nas negociações", declarou Yao Jian, sem explicar a forma de apoio.
"Como são os maiores consumidores de minério de ferro do mundo, os interesses dos produtores de aço chineses deveriam ser levados em consideração", acrescentou.
Todos os anos, no início do segundo trimestre, os grupos siderúrgicos negociam com os grupos de mineração, principalmente os anglo-australianos Rio Tinto e BHP Billiton, além da brasileira Vale, os preços que pagarão pelo minério de ferro, a matéria-prima para a produção do aço.
Os preços aceitos pelas gigantes do aço japonesas (Nippon Steel, JFE) e sul-coreanas (Posco) habitualmente servem de referência para o restante da indústria mundial.
No ano passado, no entanto, as conversações esbarraram no pedido dos chineses de um preço menor que o cobrado aos fabricantes de aço japoneses e sul-coreanos.
No fim, os chineses se viram obrigados a adquirir a matéria-prima no mercado à vista ou a assinar contratos individuais com os grandes fornecedores estrangeiros.