São Paulo - As pequenas e médias empresas com projetos que reduzam a emissão de gás carbônico na atmosfera ganharam uma linha de financiamento com juros de 6% ao ano. A taxa terá correção do IPC-Fipe e prazo de até cinco anos para o pagamento, um ano de carência e financiamento de 100% do projeto.
A Linha Econômica Verde foi lançada nesta segunda-feira (15/3) pela Agência de Fomento Paulista ; Nossa Caixa Desenvolvimento. Ela recebeu aporte de R$ 200 milhões, recursos oriundos da venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil.
A aprovação dos projetos e a fiscalização ficará a cargo da agência de fomento e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Também estão aptas as empresas com projetos de construção, com elaboração de inventário de emissão de gases de efeito estufa.
;É um mapa completo e muito útil para a gente avaliar todas as possibilidades que existem para economizar emissão de gás carbônico. Vai ser um verdadeiro manual do ponto de vista das empresas e das instituições financeiras, de tudo aquilo que pode ser feito nessa área;, disse o governador de São Paulo, José Serra.
Para ter acesso a linha de financiamento, as empresas devem utilizar o site da Nossa Caixa Desenvolvimento (www.nossacaixadesenvolvimento.com.br) ou entrar em contato com uma das entidades parceiras da Agência de Fomento Paulista.