Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fecha a semana praticamente estável

A bolsa de Nova York fechou quase estável nesta sexta-feira (12/3), sem conseguir capitalizar a alta das vendas varejistas, ao fim de uma semana em que se manteve positiva: o Dow Jones subiu 0,12%, mas o Nasdaq caiu 0,03%, segundo cifras definitivas.

O Dow Jones Industrial Average (DJIA) subiu 12,85 unidades e fechou a 10.624,69 pontos, enquanto a bolsa eletrônica Nasdaq caiu 0,80 unidade, fechando a 2.367,66.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 se manteve quase estável (-0,02% ou 0,25 ponto) e fechou com 1.149,99 unidades.

"Pequenos passos continuam sendo dados na boa direção", avaliou Lindsay Piegza, do FTN Financial, apesar das pequenas perdas registradas hoje.

A alta das vendas no varejo nos Estados Unidos em fevereiro, de 0,3%, "dará a ideia da semana que vem, apesar do que não se viu a reação que se podia esperar" após a divulgação de dados mais sólidos, acrescentou a analista.

O relatório publicado antes da abertura do mercado deu um pouco de alento, no primeiro momento, representando uma "grata surpresa", nas palavras de Ian Shepherdson, da High Frequency Economics, sobretudo para aqueles que se preocupam com a saúde do consumidor americano.

"Após uma semana de ganhos sólidos, o mercado fez uma pausa. Na próxima semana serão divulgados muitos indicadores e o comitê de política monetária do Fed se reunirá", afirmou, por sua vez, Peter Cardillo, da Avalon Partners.

O mercado obrigatório subiu um pouco. O rendimento do bônus do Tesouro a dez anos caiu para 3,710%, contra 3,720% na quinta-feira à noite, enquanto o bônus de trinta anos ficou em 4,633% contra 4,659% na véspera.