Brasília ; O professor de economia da Universidade de Brasília (UnB), Victor Gomes, disse nesta quinta-feira (11/3) que o aumento do consumo da população brasileira, em 7,7%, registrado em 2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve-se às medidas de aumento de subsídios feito pelo governo.
;Os dados são resultado do grande pacote de subsídios feito pelo governo para conter a crise em 2009. As pessoas acharam mais vantajoso fazer uma reforma em casa ou comprar um carro do que deixar o dinheiro guardado;, afirmou.
Ele destaca que os salários e os empregos foram preservados e as pessoas foram incentivadas a consumir bens importantes para o funcionamento da economia como veículos, moradias e eletrodomésticos.
;Houve a manutenção dos salários e empregos de cadeias econômicas importantes como a construção civil e o setor automobilístico;, destacou.
Gomes explicou também que, apesar dos incentivos terem sido restritos a alguns setores, os subsídios trouxeram impacto em outras áreas da economia indiretamente. ;Manteve-se a atividade econômica por meio de subsídios e isto tem impacto em outras indústrias como a de alimentação;, exemplificou.