Jornal Correio Braziliense

Economia

Investimentos tiveram maior queda dos últimos seis anos, revela IBGE

Rio de Janeiro ; Os investimentos feitos no país, a chamada Formação Bruta de Capital Fixo, apresentaram uma das maiores quedas em 2009 (- 9,9%), entre os setores pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior queda do setor dos últimos seis anos, de acordo com os dados apresentados nesta quinta-feira (11/3) sobre o desempenho da economia brasileira no ano passado.

Por causa da crise mundial que foi sentida com mais força a partir de setembro de 2008, os principais componentes do do setor de investimentos foram máquinas e equipamentos, com queda de 13,1%, e construção civil, que apresentou queda de 6,4%.

No entanto, segundo a economista do IBGE Rebeca Palis, os investimentos apresentaram recuperação no fim do ano passado, subindo 6,6% no último trimestre de 2009 em comparação com o trimestre anterior. Em relação ao quarto trimestre de 2008, a Formação Bruta de Capital Fixo subiu 3,6 %.

O comércio externo, que também sofreu forte abalo com a crise financeira, apresentou melhoras no final de 2009. As exportações cresceram 3,6 % e as importações 11,4% no quarto trimestre do ano passado em relação ao trimestre anterior. No acumulado do ano, porém, as exportações e importações caíram 10,3% e 11,4%, respectivamente.