Jornal Correio Braziliense

Economia

São Paulo puxou crescimento industrial brasileiro em janeiro

Rio de Janeiro - O crescimento da atividade industrial brasileira em janeiro, em 13 dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em comparação com o mês anterior, teve como principal contribuição o resultado alcançado pelo setor em São Paulo.

A pesquisa constatou também que houve crescimento nos 14 locais quando a comparação é feita com igual período de 2009. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física ; Regional foram divulgados nesta quarta-feira (10/3) pelo IBGE.

Com expansão de 15,6% em relação a janeiro de 2009 e de 3% na comparação com o mês anterior, a atividade em São Paulo superou, pela primeira vez, o patamar registrado antes da crise global, em setembro de 2008, avalia o economista da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo.

;O crescimento foi generalizado entre as regiões no início de 2010, mas a expansão observada em São Paulo, que na comparação com janeiro de 2009 se aproxima muito da média nacional, de 16%, exerceu a principal contribuição para esse movimento;, afirmou Macedo.

De acordo com ele, em relação a janeiro de 2009, houve incremento da atividade em 17 das 20 atividades observadas em São Paulo. O destaque foi a produção automobilística, que avançou 45% no período. Também tiveram resultado positivo os setores de máquinas e equipamentos (32,7%), produtos de metal (62,9%) e outros produtos químicos (23,1%).

Macedo ressaltou que apenas cinco das 14 regiões permanecem em patamar inferior ao do início da crise. A indústria mineira, que nos últimos 12 meses acumula queda de 9,2%, é a que mais se distancia do período pré-crise, porque a retração observada logo após setembro de 2008 foi superior à que se verificou nos demais locais.

;Os setores da indústria extrativa, de mineração e automobilística sofreram perdas muito fortes e, apesar dos bons resultados, ainda não se recuperaram totalmente;, acrescentou.Macedo.