Jornal Correio Braziliense

Economia

Grécia não precisa de ajuda financeira por enquanto

A chanceler alemã Angela Merkel estimou nesta sexta-feira (5/3) após um encontro com o primeiro-ministro grego George Papandreou, em Berlim, que a Grécia não precisa atualmente de ajuda financeira e que a estabilidade da zona euro está "assegurada".

Segundo Merkel, a estabilidade da zona euro está garantida." Estou inclusive otimista e a Grécia não fez o pedido de ajuda financeira", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Os dois dirigentes evocaram a amizade entre os dois países e, em especial, os milhares de turistas alemães que viajam à Grécia. Papandreou chegou a Berlim em meio a um clima hostil. A imprensa local mostra uma opinião pública alemã amplamente oposta a qualquer ajuda financeira à Grécia. O jornal mais lido do país, o Bild, apresentou o governo de Atenas como esbanjador e corrupto.

Papandreou respondeu secamente à acusação em uma entrevista nesta sexta-feira (5/3) ao jornal Frankfurter Allgemeine Zietung: "Os gregos não têm a corrupção nos genes, assim como os alemães não têm o nazismo", disse.

Poucas horas antes da reunião entre Papandreou e Merkel, o ministro alemão de Economia, Rainer Bruderle, havia afirmado que seu país não daria um centavo à Grécia. "Papandreou disse que não queria um centavo, mas de todas as formas, o governo alemão não dará um centavo", declarou Bruderle.

Bruderle se referia a outro trecho da entrevista dada pelo chefe de governo grego ao jornal alemão, na qual Papandreou assegura: "Não pediremos dinheiro. O que precisamos é um apoio da União Europeia e de nossos sócios para podermos contrair créditos nos mercados em melhores condições".