A Bolsa de Nova York fechou em leve alta nesta terça-feira, em um pregão sem notícias alentadoras no final, mas marcado por uma nova oferta de compra entre empresas: Dow Jones avançou 0,02% e Nasdaq, 0,32%.
O Dow Jones Industrial Average ganhou 2,19 unidades, a 10.405,98 pontos, enquanto o Nasdaq, de forte componente tecnológico, subiu 7,22 unidades, a 2.280,79.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 progrediu 0,23% ou 2,6 unidades, a 1.118,31 pontos.
O mercado iniciou o pregão com a mesma dinâmica da véspera, alimentado por um novo projeto de compra, um dia após a venda das atividades asiáticas da seguradora AIG.
O fabricante de fertilizantes CF Industries fez uma contraproposta para adquirir a Terra Industries, buscando se proteger da oferta amistosa da norueguesa Yara International.
O grupo químico americano Dow Chemical, que se comprometeu a concentrar suas operações após a compra da Rohm and Haas, anunciou a venda de seu setor de estirenos ao fundo Bain Capital Partners, por 1,630 bilhão de dólares.
"As fusões-aquisições são um bom indicador de que os investidores sabem que há valor, que a economia continuará avançando, tanto local como internacionalmente", destacou Peter Cardillo, da Avalon Partners.
O mercado recebeu sinais de tranquilidade da Grécia - onde na quarta-feira deve ocorrer o anúncio de medidas econômicas adicionais - e o aumento dos preços das matérias-primas, como o petróleo, deu impulso ao setor energético.
No mercado de obrigações, o rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos subiu a 3,614%, contra 3,606% na noite de segunda-feira. O papel a 30 anos fechou a 4,569%, contra 4,557% na véspera.