Jornal Correio Braziliense

Economia

Preços do petróleo sobem mais em Nova York

Os preços do petróleo encerraram a sexta-feira (19/2) em alta em Nova York, a quarta seguida, com o barril de referência ganhando 75 centavos a 79,81 dólares, impulsionado por um recuo do dólar e por um certo otimismo geral.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em março fechou cotado a 79,81 dólares, uma significativa alta de 75 centavos.

Vacilante durante a abertura do mercado, o barril estabilizou-se na alta ao longo do dia, em um movimento inverso ao do dólar.

Mike Fitzpatrick, da MF Global, destacou, no entanto, que no futuro dólar e petróleo podem evoluir cada vez mais em direções semelhantes, ao contrário da atual relação inversa, já que "os mercados parecem varridos por uma onda de otimismo geral".

O aumento menor que o previsto dos preços ao consumidor nos Estados Unidos, publicado nesta sexta-feira, deve dar mais margem ao Fed para gerenciar a política monetária, destacou Phil Flynn, da PFG Best Research, o que será capaz de acalmar as preocupações sobre um aumento rápido da taxa de juros americana.