Jornal Correio Braziliense

Economia

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado

O horário de verão, iniciado no dia 18 de outubro de 2009, termina à meia-noite deste sábado (20/2). Devem atrasar os relógios em uma hora moradores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A estimativa é de que a redução total da energia consumida nesta edição seja de 0,5%. O valor corresponde a cerca de 560 GWh no sudeste e centro-oeste e 226 GWh no sul. Já a previsão de redução da demanda para esta edição deve ficar em 4,7% nas regiões sudeste e centro-oeste ; equivalente a 2.000 MW ;, o suficiente para abastecer uma cidade com cinco milhões de habitantes. No sul, a previsão deve ser de 4,8% de redução na demanda, o que representa 587 MW ; níveis suficientes para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de pessoas.

O balanço oficial dos valores da redução da demanda no horário de pico e do consumo de energia será realizado nas primeiras semanas após o término do horário de verão.


Data marcada
Um decreto assinado em 2008, estabelece que a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Caso esta data coincida com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão seja transferido para o domingo seguinte.

O horário de verão é adotado nesta época por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior período com luz solar e essa luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.