O carnaval será mais caro para o brasileiro em 2010. A cesta dos 20 itens mais consumidos no período está com os preços 4,97% mais altos ; variação acumulada em 12 meses até janeiro. A pressão no bolso dos foliões foi puxada por altas nos segmentos de serviços e na elevação dos preços de bebidas, roupas e combustíveis. Com o desempenho, a inflação do carnaval ficou superior ao custo de vida no país em 0,55 ponto percentual. Até mesmo o antiácido, usado para aliviar as ressacas do período, ficou mais caro e quase alcançou a inflação média do país (4,42%) ao subir 4,34% em 12 meses.
A cesta de itens mais demandados no feriado foi elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que analisou o comportamento de preços entre fevereiro do ano passado e janeiro de 2010. Os produtos que mais pesaram foram as bebidas alcoólicas. Cerveja e chope subiram 9,57% em função do crescimento da demanda no decorrer do ano passado. As bebidas destiladas sofreram os efeitos da entressafra da cana-de-açúcar e do aumento das exportações da commoditie para a Índia devido à quebra da safra no país asiático.
Dos 20 produtos que compõe a pesquisa, apenas dois apresentaram redução de preços. O primeiro deles foi sandália feminina, que registrou queda de 1,65% no último ano em função da concorrência entre as diversas marcas e modelos. O segundo item com preços em declínio foram as passagens aéreas, cujos valores caíram 31,89% em 12 meses. ;Essa redução é um resíduo do período recessivo, causado pela crise financeira;, explicou o economista da FGV André Braz. ;Mas já voltamos a registrar altas mensais. Para aproveitar preços mais em conta de passagem, o consumidor precisa fazer a compra com antecedência. Quem comprar na hora não vai sentir nada desse recuo de preço, vai pagar mais caro;, emendou o economista.
Ranking
Seis dos produtos cujos preços mais subiram nos últimos 12 meses - Em %
Álcool* - 27,33
Bebidas destiladas - 13,65
Chope e cerveja - 9,57
Refrigerantes - 6,63
Bares e lanchonetes - 6,37
Roupas masculinas - 6,02
*Combustível
Fonte: FGV