O presidente da montadora japonesa Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas públicas nesta sexta-feira (5/02) pelas falhas técnicas que provocaram o recall de milhões de veículos, e afirmou que os carros da marca são "seguros".
[SAIBAMAIS]Além disso, o vice-presidente da empresa, Shinichi Sasaki, afirmou que a Toyota não dissimulou as falhas técnicas.
"Lamento profundamente os problemas e os temores provocados aos clientes pelo recall em muitas regiões", afirmou Toyoda em sua primeira entrevista coletiva desde a explosão do caso na sede da Toyota em Nagoya.
O presidente da maior montadora mundial afirmou ainda que a "segurança dos clientes é primordial". "Os veículos Toyota são seguros", completou, em meio às críticas e ações judiciais contra o grupo japonês.
A Toyota se viu forçada a anunciar um recall de mais de oito milhões de veículos desde setembro do ano passado em consequência de um problema no pedal do acelerador, que pode ficar bloqueado quando é pisado com intensidade.
A montadora também reconheceu a existência de um defeito no sistema de freio do modelo híbrido Prius.
Toyoda disse ainda que a montadora está "estudando os meios de solucionar o problema de freio, como fez com os Prius saídos de fábrica em janeiro".
Em seguida, o vice-presidente Sasaki afirmou: "Nossa empresa nunca dissimula este tipo de caso. Informamos ao ministério dos Transportes e investigamos".
Um escritório de advogados de Colorado (Estados Unidos) apresentou uma denúncia coletiva contra a Toyota em um tribunal federal, acusando a montadora japonesa de ter dissimulado "durante vários anos os problemas de aceleração involuntários".