A economia americana teve uma boa recuperação no quarto trimestre com uma crescimento de 5,7%, mas para todo o ano teve uma queda de 2,4%, seu pior desempenho desde 1946.
Mesmo com essa retomada no último trimestre do ano, o Produto Interno Bruto americano de 2009 teve o pior resultado desde 1946.
O PIB progrediu 5,7% em ritmo anual em relação aos três meses anteriores, segundo a primeira estimattiva do departamento do Comércio, e essa é a taxa de crescimento mais forte registrada no país desde o verão boreal de 2003.
Também está muito acima do que esperavam os analistas, que previam uma alta do PIB de 4,7%.
[SAIBAMAIS]Como testemunho da ampla crise atravessada do país, o PIB americano caiu 2,4% no conjunto de 2009. Esse é o maior retrocesso registrado desde 1946.
A Casa Branca, no entanto, saudou as cifras de crescimento.
"O informe sobre o Produto Bruto Interno de hoje é a notícia mais positiva até agora sobre a economia", afirmou Christina Romer, principal assessora econômica do presidente Barack Obama, em um comunicado.
"A mudança desde o primeiro trimestre de 2009, quando o PBI caiu 6,4% em ritmo anual, é verdadeiramente extraordinário", prosseguiu Romer.