Jornal Correio Braziliense

Economia

Setores vão ajudar a estruturar regra para o descarte de resíduos eletroeletrônicos

A formação de três grupos que ajudarão a estruturar a regulamentação para o descarte de resíduos eletroeletrônicos, no nível nacional, foi decidida nesta quinta-feira (28/01) em reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

[SAIBAMAIS]Os três grupos serão formados por fabricantes, importadores e distribuidores; transportadores e recicladores; governo, meio acadêmico e organizações não governamentais.Em maio, na próxima reunião do GT, os grupos terão que levar propostas e sugestões de planos de ação para o descarte de resíduos eletroeletrônicos em todo o país. Na reunião do GT que trata do tema no Conama, foram feitas apresentações do Decreto 45.554, do estado do Rio Grande do Sul, que trata do tema e de estudo comparativo das legislações existentes no Brasil.

O coordenador do GT, José Cláudio Junqueira, destacou a importância do trabalho do grupo. "O trabalho do grupo técnico do chamado GT é ouvir os vários segmentos, em todo país, e ver o que eles pensam, qual é a opinião deles, para saber como será a regulamentação para o descarte dos resíduos dos eletroeletrônicos".

Depois da reunião de maio, o Conama deve concluir os trabalhos do grupo, enviando a conclusão dos estudos para a Câmara Técnica e, depois, ao pelnário do conselho.