Jornal Correio Braziliense

Economia

Seminário de Microcrédito vai reunir operadores e pequenos empreendedores no RJ

Microempreendedores, operadores de microcrédito e estudiosos de todo o país estarão reunidos na próxima semana, no Rio de Janeiro, para debater políticas de crédito para as pequenas unidades produtivas. Durante os dias 25 e 26 de janeiro, os participantes do 4; Seminário de Microcrédito, realizado no âmbito do Programa de Microcrédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vão assistir a palestras, painéis e oficinas relacionadas a temas como sustentabilidade das organizações do setor, novos canais de distribuição, microsseguro entre outros.

[SAIBAMAIS]Profissionais também darão ao público informações sobre como formalizar negócio e como controlar o endividamento da microempresa. Estão previstas, ainda, apresentações de grupos teatrais para conscientizar a sociedade sobre a importância do microcrédito e do acesso aos benefícios da seguridade social.

De acordo com o coordenador geral do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), Max Coelho, o objetivo do encontro é promover a divulgação das conquistas obtidas pelo setor nos últimos anos, além de promover o debate sobre mecanismos capazes de ampliar o acesso de microempreendedores populares ao crédito produtivo. Coelho defende que este setor funciona como uma importante ferramenta de inclusão social, distribuição de renda e geração de emprego no país.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que desde abril de 2005, quando o governo federal criou o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, mais de 4 milhões de operações foram realizadas, o que representou a concessão de um volume de crédito superior a R$ 5,1 bilhões em dados atualizados no segundo trimestre de 2009. Somente no ano passado, a rede movimentou 1,8 bilhão, atendendo a aproximadamente 640 mil clientes. O programa atua em mais de 293 instituições habilitadas.

O evento será promovido por meio de uma pareceria entre a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Caixa Econômica Federal. Outras informações podem ser obtidas no site: www.mte.gov.br/microcredito/seminario2010.