Jornal Correio Braziliense

Economia

Obama anunciará taxação para 50 grandes bancos

O presidente Barack Obama revelará nesta quinta-feira (14/01) a taxação de 50 grandes bancos, cada um dos quais com pelo menos US$ 50 bilhões em ativos.

[SAIBAMAIS]A proposta, que será incluída no próximo orçamento de Obama, é anunciada no momento em que milhares de empresas resgatadas com fundos públicos pretendem anunciar grandes pagamentos a altos executivos em um momento de crise econômica e forte desemprego.

O título da iniciativa, "Taxa de Responsabilidade na Crise Financeira", é um esquema elaborado para reunir US$ 90 bilhões em 10 anos, destinados às finanças públicas, destacou um alto funcionário do governo que pediu anonimato.

Obama está decidido a evitar que as empresas da Wall Street retomem a antiga prática de fazer empréstimos de alto risco e apostar nas hipotecas e em outros instrumentos, costume apontado como a causa do início da crise financeira.

"É ofensivo da parte daqueles em nossas principais instituições financeiras sugerirem que agora podem pagar bônus excessivos a seus altos executivos e não podem devolver o dinheiro dos contribuintes", disse a fonte do governo.

"Nos parece uma taxa factível, que respalda o objetivo de impor cargas mais pesadas e menos incentivos ao excessivo tamanho e à excessiva alavancagem".

O governo de Obama destacou em várias ocasiões que pretende recuperar completamente os recursos do programa de alívio de ativos ;podres; TARP, composto por 700 bilhões de dólares que também foi utilizado para resgatar as montadoras.