O fundo norte-americano Carlyle anunciou nesta quinta-feira a compra de 63,6% do controle da CVC, maior operadora de viagens brasileira CVC da América Latina. O negócio marca o primeiro investimento do grupo dos Estados Unidos no Brasil.
Em comunicado, o fundo confirmou que Guilherme Paulus, fundador da operadora, continuará na presidência do conselho da CVC e terá o controle do restante do capital da companhia. Os valores da operação não foram divulgados. A transação envolve a operadora de viagens e as operações de cruzeiros marítimos. As outras empresas de Paulus - a aérea Webjet e a CJP Hotéis e Resorts - não estão no negócio.
Em dezembro, especuilou-se que a venda da CVC para o Carlyle envolveria US$ 250 milhões por cerca de 60% da operadora de viagens. A transação foi concluída no final de dezembro. A CVC foi fundada em 1972 e tem como foco a montagem e oferta de pacotes turísticos. A empresa atende a mais de dois milhões de passageiros anualmente, para destinos nacionais e internacionais, tem 8 mil agências de viagens independentes credenciadas e 400 lojas exclusivas no Brasil, a maioria operada por representantes.
Ainda segundo o comunicado, a CVC seguirá priorizando o mercado brasileiro, com foco na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. A expansão das atividades para outros mercados da América Latina é uma meta para o longo prazo.