Os preços do petróleo continuaram subindo nesta terça-feira em Nova York, aproximando-se dos 82 dólares, depois de alcançar seu nível mais alto desde o fim de outubro de 2009, enquanto o Brent encerrou a sessão acima dos 80 dólares, em meio a uma onda de frio no hemisfério Norte.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em fevereiro terminou a 81,77 dólares, em alta de 26 centavos.
Após ganhar mais de dois dólares na segunda-feira por causa das baixas temperaturas no hemisfério Norte el lunes, o barril subiu a 81,99 dólares, seu nível mais alto desde outubro, nas operações eletrônicas, antes da abertura do plantão.
Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento avançou 47 centavos, a 80,59 dólares.
Os operadores estimam que as temperaturas geladas que castigam América do Norte, Europa e Ásia devem impulsionar o consumo de energia. Em consequência, isso levaria a uma redução dos estoques de produtos petrolíferos.
"O petróleo teve uma boa performance ontem (segunda-feira), mas acho que o mercado está assimilando (esta alta) e espera pelos dados das reservas" petroleiras americanas, na quarta-feira, destacou Ellis Eckland, analista independente.