Mais de 20 milhões de cartões de banco de débito Eurocheques (EC) e 3,5 milhões de cartões de crédito, ou seja, quase metade dos distruibuídos pelos bancos do da Alemanha, estavam bloqueados nesta terça-feira por uma falha de computador relacionada ao ano de 2010.
Desde 1o. de janeiro, cerca de 20 milhões de cartões bancários EC, num total de 45 milhões, e 3,5 milhões de cartões de crédito - em 8 milhões - emitidos por esses estabelecimentos não permitem retirar dinheiro nos caixas automáticos da Alemanha e no exterior, segundo um comunicado da federação de bancos DSGV.
"A falha se deve a um problema atrasado do ano 2000, já que alguns chips eletrônicos não reconhecem o ano de 2010", explicou o comunicado. Os titulares dos cartões de banco poderão voltar a retirar dinheiro dos caixas em breve, mas continuarão com restrições quanto aos cartões de crédito, alertou a DSGV.
O pagamento com cartões também está difícil em muitas lojas. O serviço deve voltar ao normal apenas na próxima semana. O problema também prejudica os alemães no exterior, levando em conta que muitos se encontram de férias. O problema aparentemente não atingiu o Deutsche Bank, o número um do setor bancário na Alemanha.