Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira por volta de dois dólares em Nova York e em Londres, impulsionados por uma nova queda nas reservas dos Estados Unidos, em meio ao aumento da demanda de combustível para calefação devido às baixas temperaturas no nordeste do país.
[SAIBAMAIS]No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em fevereiro fechou a 76,67 dólares, em alta de 2,27 dólares sobre terça-feira.
No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento ganhou 1,99 dólar, a 75,45 dólares.
Após abrir em leve alta, os preços reagiram aos dados semanais sobre as reservas de petróleo nos Estados Unidos, disse Antoine Halff, de Newedge Group.
"Os estoques seguem excessivos, mas a brecha se reduz progressivamente", explicou o analista.
A queda no excesso das reservas registrada na semana passada surpreendeu os analistas, atingindo 4,9 milhões de barris de petróleo, quase cinco vezes mais que o previsto, e 3,1 mb para os produtos destilados (diesel e combustível de calefação).
Os estoques de gasolina também registraram uma inesperada queda, de 900 mil barris.
"A demanda de produtos destilados aumentou de maneira impressionante" devido às baixas temperaturas registradas no nordeste do país, mas "as importações também estão em baixa", destacaram analistas do Morgan Stanley.