Os preços do petróleo registraram uma forte alta nesta terça-feira em Nova York, finalizando uma série de nove sessões consecutivas em baixa para fechar acima de 70 dólares o barril, à espera dos últimos dados sobre a situação dos estoques americanos.
[SAIBAMAIS]No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em janeiro ganhou 1,18 dólar em relação ao fechamento de segunda, encerrando a 70,69 dólares.
Já em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento ganhou apenas 16 centavos, fechando a 72,05 dólares.
Segundo o analista independente Ellis Eckland, houve um movimento de correção após "uma reação exagerada de queda do mercado" que durou nove sessões consecutivas e levou o petróleo a perder mais de 11% de seu valor.
Além disso, os especialistas esperam uma queda dos estoques de bruto de 1,7 milhão de barris. Já os estoques de gasolina deverão registrar um aumento de 1,4 milhão de barris.
Os números da API, a associação americana da indústria do petróleo, deviam sair nesta terça-feira, depois do fechamento do mercado.
Os preços do bruto aumentaram apesar de indícios em baixa em Wall Street e de uma nítida recuperação do dólar.
"Será difícil encontrar apoio enquanto o mercado não registre números melhores da demanda", lembrou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
Na semana passada, o relatório do departamento da Energia mostrou um recuo de 3% do consumo americano em um ano.