O Banco do Brasil (BB) espera que o crédito oferecido pela instituição cresça 20% em 2010. Segundo o presidente do banco, Aldemir Bendine, isso significa que devem ser emprestados R$ 60 milhões no próximo ano. Para 2009, a previsão de crescimento é de 17%.
[SAIBAMAIS]A projeção do BB para o crescimento da economia em 2010 é de cerca de 5,5%, segundo Bendine.
Ele também afirmou que, mesmo com essa capacidade de oferecer empréstimos, o banco quer se capitalizar e estuda a emissão primária de ações. Quando aumenta a concessão de empréstimos, cai o índice de Basileia, que é a ponderação entre ativos e risco do banco. De acordo com Bendine, atualmente o índice de Basileia está em 13,9% e o mínimo exigido pelo Banco Central é de 11%.
Além disso, o BB estuda com o Tesouro Nacional a emissão secundária de ações para aumentar a quantidade de papéis da instituição em circulação (free float). Pelo regulamento do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o BB tem até junho de 2011 para elevar o free float a 25%. Esse percentual está em 21,7% atualmente.
Bendine também informou que no primeiro trimestre de 2010 deve ser concluída a negociação de compra de participação acionária no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re).
Segundo ele, também está em negociação um novo modelo societário da Brasilcap, que tem atualmente como sócios o BB, a Icatu, a SulAmérica e a Aliança da Bahia.