O déficit comercial dos Estados Unidos caiu surpreendentemente em outubro, segundo cifras do governo divulgadas nesta quinta-feira, sugerindo que a recuperação econômica global começa a ganhar impulso.
[SAIBAMAIS]Os Estados Unidos registraram um déficit comercial 7,6% menor em relação a setembro, por efeito das exportações que aumentaram mais rapidamente que as importações.
A balança comercial americana, no entanto, tem saldo negativo de 32,9 bilhões de dólares, segundo dados corrigidos de variações sazonais, informou o departamento de Comércio.
"A mensagem geral dos últimos meses continua sendo a de recuperação da 'Grande Recessão', tanto nos Estados Unidos quanto em seus principais parceiros comerciais", disse Christopher Cornell da Moody's Economy.com.
Cornell destacou que o volume total de negócios melhorou 13% desde abril, apesar de permanecer 22% abaixo de seu ponto máximo de julho de 2008.
Em outubro, as exportações aumentaram 2,6% a 136,84 bilhões de dólares enquanto que as importações cresceram 0,4% a 169,78 bilhões - o maior nível desde dezembro de 2008.