Jornal Correio Braziliense

Economia

BC passa a ser membro efetivo do Banco de Compensações Internacionais

O Banco de Compensações Internacionais (BIS), com sede na Suíça, formalizou nesta quarta-feira (9/12) a efetivação do Banco Central do Brasil no Comitê sobre o Sistema Financeiro Global e no Comitê de Mercado, dos quais o BC participava até então apenas como convidado.

[SAIBAMAIS]Segundo a assessoria de imprensa do BC, o Comitê sobre o Sistema Financeiro Global, no âmbito do BIS, tem a função de monitorar o desenvolvimento dos mercados financeiros para os principais bancos centrais. Por isso, o BIS é considerado o ;Banco Central dos bancos centrais;.

De acordo com a nota do BC, o trabalho do Comitê do Sistema Financeiro Global consiste em identificar e avaliar fontes potenciais de estresse nos mercados financeiros, de modo a buscar meios para promover a estabilidade e o aperfeiçoamento dos mercados.

Enquanto isso, o Comitê de Mercados acompanha a evolução e possíveis tendências dos mercados financeiros e estimula a troca de informações sobre as implicações de curto prazo no funcionamento dos mercados e nas operações dos bancos centrais. O comitê se reúne em intervalos bimestrais, nos encontros de presidentes de bancos centrais na sede do BIS, em Basileia, na Suíça.