Operação conjunta entre a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Federal desmontou um esquema de fraudes em declarações de Imposto de Renda. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão - oito em São Paulo e três em Belém. Os prejuízos aos cofres públicos chegam a R$ 2,5 milhões apenas no estado do Pará.
De acordo com nota publicada pela Receita, as investigações identificaram um esquema de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física referente aos exercícios de 2001 a 2008. O objetivo era obter restituições por meio da inserção de despesas médicas e pensões alimentícias fictícias nas declarações de ajuste anual dos contribuintes envolvidos.
Além de enviar a declaração do exercício corrente, muitas vezes, os responsáveis pela fraude efetuavam a retificação de declarações entregues em anos anteriores para que o contribuinte obtivesse significativo aumento da restituição. Todas as declarações de contribuintes do estado do Pará identificadas foram retificadas com mudança para o estado de São Paulo, concentrando-se em apenas três endereços em Osasco e na Lapa.