A busca do consumidor por crédito aumentou em novembro. A demanda verificada no último mês foi a maior em 2009, com alta de 9,1% comparada com igual perÃodo do ano passado. Com toda essa procura, vem se confirmando a tese de que este será o Natal da recuperação. Segundo a Serasa Experian, a expectativa para dezembro é de que a procura por empréstimos e financiamentos seja ainda maior.
A primeira parcela do 13º e a promessa da segunda metade em dezembro deixaram o consumidor confiante. "Esse é o dado mais impactante de novembro: o brasileiro ficou mais à vontade para comprar. Em dezembro, a situação vai se repetir, lembrando que a procura por crédito deve ser muito maior", afirmou o gerente de indicadores de mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na variação mês contra mês, a demanda por crédito marcou três recuos seguidos entre agosto e outubro. Contudo, com a prorrogação dos estÃmulos fiscais, a sequência de quedas foi interrompida. Na comparação entre novembro e outubro, a procura por empréstimos, crediários e outras modalidades de financiamento avançou 2,1%. "A demanda subiu muito frente a igual mês do ano passado porque em novembro de 2008 estávamos começando a viver a crise. A base de comparação é baixa", explicou Rabi.