Neste mês de férias, vamos aproveitar para dar continuidade às nossas dicas de viagens - para desfrutar de um passeio agradável. É importante estar atendo à manutenção preventiva, fazendo uma revisão completa em seu veiculo, pois toda a responsabilidade sobre a segurança é do condutor - além do mais, nada mais chato do que um pequeno problema para estragar toda a viagem.
[SAIBAMAIS]Lembre-se que tão importante quanto ver é ser visto, por isso, o check-up começa pelo sistema de iluminação: verifique se os faróis estão funcionando perfeitamente (alto/baixo) e se estão regulados, além das luzes indicadores de direção (setas) - dianteiras e traseiras -, das lanternas traseiras, da luz indicativa de ré e das luzes de freio.
Observe se todas as velocidades do limpador de para-brisa estão perfeitas, incluindo as condições das palhetas do limpador (se não estão rachadas ou ressecadas). Quando for repor, cuidado com a procedência do produto - não podemos esquecer também da água do sistema de lavador, alguns veículos possuem esguicho na dianteira e traseira e nos faróis. Verifique ainda se não existem trincas no para-brisa; na área de visão do motorista ou nos limites laterais. E o desembaçador como está? Em alguns casos, o sistema inclui até os espelhos retrovisores externos.
Observou os pneus? Não têm bolhas, cortes, e o desgaste, está uniforme? E quantos milímetros tem de profundidade nos pneus do seu carro? O CTB. (Código de Trânsito Brasileiro) não permite utilizar pneus com menos de 1,6mm. Quanto mais estiver gasto, menor será a aderência em caso de chuva. E por falar em pneus, não podemos esquecer do rodízio, do alinhamento de direção e do balanceamento das rodas.
E a mecânica? Com toda a eletrônica embarcada nos veículos atuais, poucos itens não contam com sistemas de alerta, para acusar possíveis deficiências. Mas não custa muito dar uma olhada nos níveis de óleo do motor, do sistema de direção e outros.
Tudo isso não descarta o cuidado geral com seu veículo %u2014 as revisões na hora certa, feitas em oficinas idôneas; além de respeitar sempre os avisos das luzes indicativas no painel.
Lembre-se, viajar de férias quer dizer lazer e tranquilidade. Programe sua viagem para evitar congestionamentos e outras condições adversas que poderão, no mínimo, reduzir o prazer de viajar.
* Eduardo Garcia é piloto profissional e instrutor do Centro Pilotagem Garcia-Manzini