O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, reconheceu nesta quarta-feira que persistem as "divergências" para concluir a Rodada de Doha, cujo atual ritmo de negociações não será suficiente para alcançar um acuerdo até o fim de 2010, como se pretende.
[SAIBAMAIS]Após três dias de discussões entre ministros de mais de 100 países da Organização Mundial do Comércio (OMC), Lamy disse que março do próximo ano é o prazo limite para organizar uma reunião que estabeleça as bases para concluir as negociações de Doha em 2010.
"Continuam havendo divergências quanto ao número e à dimensão das questões pendentes para encerrar a Rodada", constatou Lamy, falando depois da reunião, em Genebra.
"Neste ritmo, terminar em 2010 vai ser um verdadeiro desafio. Esta é a razão para acelerar", acrescentou, destacando que é cedo demais para dizer o que faremos após esta conferência ministerial".
Os ministros presentes à reunião de Genebra reafirmaram seu compromisso para encerrar a Rodada de Doha, de liberalização do comércio mundial, até 2010. Lançada em 2001, com objetivo de conclusão em 2005, está bloqueada desde o ano passado.