Jornal Correio Braziliense

Economia

Vendas e emprego na indústria crescem no Rio de Janeiro

As vendas reais da indústria fluminense cresceram 10,51% em outubro deste ano em comparação a setembro, mostrando uma expansão, em termos dessazonalizados, isto é, retirados os efeitos sazonais do período, de 9,64%, o melhor resultado em 2009.

[SAIBAMAIS]O dado consta do boletim Indicadores Industriais, divulgado nesta terça-feira (1;/12) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Para o chefe da Divisão de Estudos Econômicos da entidade, Patrick Carvalho, a expectativa é de manutenção da trajetória de crescimento da produtividade industrial até o fim do ano, ;confirmando o processo de recuperação econômica do estado do Rio de Janeiro, a exemplo do que ocorre no Brasil;.

O setor de máquinas, aparelhos e material elétrico puxou o aumento das vendas em outubro, com alta de 39,5%. Na comparação com outubro do ano passado, entretanto, o indicador de vendas reais da indústria fluminense revela uma retração de 10,4%. O mesmo ocorre no acumulado janeiro/outubro deste ano, quando foi registrada uma diminuição nas vendas de 17,9%.

Em relação ao pessoal ocupado, outubro mostrou uma expansão de 0,4%. Foi o sexto mês consecutivo de aumento do emprego na indústria do Rio de Janeiro, com a abertura de 1.700 postos de trabalho.

Patrick Carvalho disse que esse comportamento é natural. ;Se a indústria vende mais, ela produz mais e está contratando mais. Ou seja, é uma situação em que ganham todos. Ganha o empregador e o empregado;, afirmou.