A Fundação Procon-SP divulgou nesta terça-feira (1/12) a lista de 23 empresas que desrespeitaram a Lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que completa um ano. Foram aplicadas 50 multas de julho a novembro em 43 empresas, no valor aproximado de R$ 35 milhões.
[SAIBAMAIS]O Decreto Federal 6.523/08 regula regras a serem seguidas por empresas no que diz respeito ao SAC como acessibilidade, tempo de espera, custo da ligação (que deve ser gratuita), adequação do menu eletrônico.
Segundo o Procon, os setores que mais receberam reclamações foram telefonia (4.705), cartões (622) e TV por assinatura (588). As maiores reclamações foram o tempo de contato com atendente (4.849); o fato de o consumidor ter que relatar o problema mais de uma vez (3.828); e a interrupção da ligação (3.313).
As empresas que receberam as maiores multas foram as de telefonia: Tim, Claro, Vivo e Telefonica, condenadas a pagar R$ 3,192 milhões cada. A Telefonica e a Claro são reincidentes e foram multadas duas vezes. Também foi multada no mesmo valor a AES Eletropaulo.