O vice-presidente colombiano, Francisco Santos, denunciou nesta sexta-feira que o Brasil está se aproveitando do bloqueio comercial adotado pela Venezuela contra a Colômbia.
[SAIBAMAIS]"A Venezuela ergueu um muro comercial. Está configurando um embargo comercial contra a Colômbia e olhem quem está substituindo os produtos colombianos: o Brasil" - disse Santos, acusando Brasília de "aproveitar um embargo comercial da Venezuela".
"O grave do que ocorre com o comércio é que há um embargo econômico de um país contra outro, em detrimento de todas as regras internacionais, e mais grave ainda é que há outros países que estão se aproveitando deste embargo para incrementar seu comércio", denunciou Santos.
O vice colombiano qualificou a atitude do Brasil de "falta de solidariedade" diante de um problema que afeta um país vizinho.
O comércio entre Colômbia e Venezuela começou a decair após o presidente Hugo Chávez "congelar", em julho passado, as relações bilaterais diante do acordo militar entre Bogotá e Washington para a utilização de bases militares colombianas por tropas americanas.
As exportações de produtos colombianos para a Venezuela (seu segundo parceiro comercial, depois dos EUA) despencaram em outubro, segundo a estatal Direção de Impostos e Aduanas (DIAN).
Em outubro, as exportações colombianas para a Venezuela somaram apenas 185 milhões de dólares, contra 640,6 milhões no mesmo período de 2008.