A Volkswagen investirá 6,2 bilhões de reais no Brasil de 2010 a 2014. Ao final desse período, a montadora espera que as vendas no mercado interno por toda a indústria atinjam 4 milhões de veículos, uma expansão de 33 por cento frente ao esperado para este ano.
[SAIBAMAIS]O anúncio do investimento, feito nesta quinta-feira pelo presidente da subsidiária brasileira da montadora alemã, Thomas Schmall, acontece menos de uma semana depois de a norte-americana Ford ter revelado plano de investir 4 bilhões de reais no Brasil de 2011 a 2014.
De acordo com Schmall, o programa anterior de investimentos da Volks no país --de 3,2 bilhões de reais para o intervalo de 2007 a 2011-- já foi integralmente consumido.
Do total de 6,2 bilhões de reais para os próximos anos, 60 por cento serão destinados a produtos. Metade da verba virá da matriz alemã, disse o presidente da Volks no Brasil.
Ainda conforme o executivo, a Volks deve encerrar 2009 com produção de 800 mil veículos no país, ante uma capacidade instalada para 840 mil unidades.
Schmall disse ainda esperar que o mercado brasileiro alcance vendas de 4 milhões de veículos em 2014. A Anfavea, associação que representa as montadoras no país, estima vendas de cerca de 3 milhões de unidades em 2009.
A montadora espera manter participação de 25 por cento no mercado de veículos no Brasil, o que implicaria em vendas anuais de cerca de 1 milhão de carros pela Volks dentro de cinco anos.
"Trabalhamos para conquistar a liderança do mercado brasileiro, mas o foco é crescer com sustentabilidade", afirmou o executivo.
A líder no mercado nacional é a italiana Fiat, seguida pela Volks.