Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta terça-feira em Nova York, abalados por um crescimento menor do que o esperado no terceiro trimestre nos Estados Unidos e pela perspectiva de aumento dos estoques.
[SAIBAMAIS]No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em janeiro perdeu 1,56 dólar, fechando a 76,02 dólares.
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 1 dólar, tendo sido negociado a 76,46 dólares.
A combinação de um crescimento decepcionante no terceiro trimestre nos Estados Unidos e de um provável aumento dos estoques semanais pesaram no mercado, comentou Bart Melek, da BMO Capital Markets.
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) americano foi corrigido para baixo, a 2,8% em ritmo anual, confirmando que a recuperação econômica do país está acontecendo num ritmo muito lento, o que constitui um péssimo sinal para a demanda de petróleo.
Em Nova York, o preço do barril despencou no momento que se seguiu à publicação deste número.
Além disso, os investidores estão preocupados com um novo aumento das reservas de petróleo nos Estados Unidos, numa hora que a oferta já é excessivamente elevada.
Segundo os analistas questionados pela agência Dow Jones Newswire, os estoques de bruto aumentaram em 1,5 milhão de barris, e os de gasolina, em 500.000 barris.
"A alta taxa de desemprego afeta a demanda de gasolina", analisou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.