Os preços do petróleo fecharam em leve alta nesta segunda-feira em Nova York, com as preocupações sobre a demanda anulando a disparada inicial provocada pela debilidade do dólar.
[SAIBAMAIS]No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do 'light sweet' para entrega em janeiro ganhou 9 centavos em relação a sexta-feira, fechando a 77,56 dólares.
Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento subiu 26 centavos, para 77,46 dólares.
"Não houve sinal nem notícia para provocar vendas, somente uma mudança de percepção" sobre o vigor da recuperação econômica, o que alimenta os temores sobre a demanda, analisou Mike Fitzpatrick, da MF Global.
O mercado abandonou progressivamente grande parte de seus ganhos.
O interesse nas matérias-primas foi impulsionado pela fraqueza do dólar, mas o fim da sessão foi menos animado e a disparada inicial acabou sendo contida, constatou Fitzpatrick.
"O dinheiro está indo para o petróleo não porque os investidores acham que a demanda vai ser forte, mas como parte de um investimento estratégico", afirmou Phil Flynn, da PFG Best Research, destacando que os elementos sobre a demanda foram desanimadores.
"Quando o ouro sobe, o petróleo parece barato", acrescentou.
De um modo geral, a desvalorização da moeda americana alimenta o interesse dos investidores pelas matérias-primas.
Desde que a Arábia Saudita, maior exportador da OPEP, anunciou um aumento de sua produção, os preços não passaram a marca de 80 dólares o barril, destacou o analista independente Ellis Eckland.