Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira, pelo terceiro pregão consecutivo em Nova York e em Londres, puxados pela redução dos estoques do produto nos Estados Unidos, após a passagem da tormenta tropical Ida pelo sul do país.
[SAIBAMAIS]No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em dezembro fechou a 79,58 dólares, em alta de 44 centavos em relação ao fechamento da véspera.
No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro ganhou 50 centavos, a 79,47 dólares.
"A redução dos excessos de estoques do petróleo prossegue", destacaram analistas da Barclays Capital.
Segundo dados semanais do departamento de Energia (DoE), as reservas de petróleo caíram a 900 mil barris na semana passada nos Estados Unidos, além das previsões.
Os estoques de produtos destilados também baixaram em 300 mil barris, e a gasolina registrou a surpreendente queda de 1,7 milhão de barris.
"Os dados do DoE mostraram uma queda nos estoques, mas foi a passagem da tempestade Ida, na semana passada, que retardou as entregas de petróleo do Golfo (do México) e perturbou a produção", destacou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
"Há uma fila de petroleiros a espera para descarregar", o que deve elevar as reservas nas próximas semanas.
A passagem de Ida pela região do Golfo levou às empresas petroleiras a evacuar parte de seu pessoal das plataformas marítimas e os portos foram fechados temporariamente.