Os preços do petróleo avançaram novamente nesta terça-feira em Nova York, na véspera da publicação dos números semanais sobre as reservas americanas, que podem ter diminuído por causa da tempestade Ida.
[SAIBAMAIS]No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do 'light sweet' para entrega em dezembro ganhou 24 centavos, fechando a 79,14 dólares.
Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com vencimento em janeiro subiu 21 centavos, encerrando a 78,97 dólares.
O petróleo já tinha registrado um aumento de mais de dois dólares na véspera.
"O mercado tem se mostrado surpreendentemente sólido", comentou o analista independente Ellis Eckland. "Penso que está melhorando, porque o mercado esteve muito fraco nas duas últimas semanas. O petróleo subiu menos que as demais matérias-primas devido à fraqueza da demanda americana, mas a produção industrial parece estar boa no mundo, e os indicadores parecem aptos a sustentar os preços".
Enquanto os preços dos metais aumentaram muito recentemente, com o ouro acumulando recordes, o petróleo se mantém entre 75 e 80 dólares há várias semanas.
O departamento americano da Energia (DoE) deve divulgar quarta-feira às 15H30 GMT (13H30 de Brasília) suas estatísticas semanais sobre os estoques de petróleo nos Estados Unidos. Alguns operadores esperam uma diminuição das reservas devido, principalmente, à passagem da tempestade tropical Ida, que perturbou a produção no Golfo do México (sul dos EUA).