O grupo francês de telecomunicações Vivendi anunciou nesta sexta-feira ter adquirido 37,9% da operadora brasileira GVT, e opções de compra para mais 19,6%, se adiantando na disputa com a espanhola Telefónica.
[SAIBAMAIS]Vivendi anunciou ainda que fará em breve uma oferta pública de compra sobre 100% do capital da GVT, a 56 reais por ação, o que eleva o valor da operadora brasileira a 2,8 bilhões de euros ou 7,2 bilhões de reais.
Segundo o comunicado do grupo francês, "concluímos neste dia um contrato de aquisição com Swarth Investments LLC, Swarth Investments Holdings LLC e Global Village Telecom, os fundadores e acionistas que controlam a GVT (Holding) SA".
Vivendi adquiriu quase 38.422.666 ações da GVT, o que equivale a 29,9% do capital e dos direitos de voto na empresa, ao preço de 56 reais por ação.
O grupo francês comprou ainda de terceiros 10.286.631 ações da GVT, o que equivale a 8% do capital e dos direitos de voto.
Vivendi também concluiu hoje com terceiros "contratos de opções de compra irrevogáveis" e dispõe de opções para adquirir 25.134.327 ações da GVT a 55 reais, o que representa mais 19,6% do capital e de direitos de voto na operadora brasileira.
No total, Vivendi "adquiriu 37,9% do capital e dos direitos de voto da GVT, e dispõe da opção para comprar mais 19,6%".
O grupo francês destaca que "de acordo com a legislação brasileira, lançará uma oferta pública de compra, ao preço de 56 reais a ação, sobre 100% do capital da GVT".
O valor da oferta é de 7,2 bilhões de reais (2,8 bilhões de euros), destaca a Vivendi.
O anúncio ocorre um dia após a Anatel autorizar a transferência do controle da GVT, que era disputada por Vivendi e Telefónica.