A taxa média de juros do empréstimo pessoal caiu 0,04 ponto percentual, até o dia 4 deste mês, na comparação com igual período de outubro. Segundo informe do Procon São Paulo divulgado nesta terça-feira (10/11), a taxa média mensal de empréstimo pessoal ficou em 5,17%, a menor desde setembro de 2004 (5,14%). Em outubro a taxa havia ficado em 5,21%.
[SAIBAMAIS]As taxas do cheque especial não apresentaram alteração, mantendo-se na média de 8,79% ao mês. A nota do do Procon explica que os prazos considerados na pesquisa foram de 12 meses para clientes não preferenciais com taxas máximas prefixadas, no caso do empréstimo pessoal, e de 30 dias para o cheque especial.
Foram consultada dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.
O Procon paulista advertiu que o consumidor deve ser cauteloso e evitar essas modalidades de crédito, pois não há expectativa de baixa das taxas nos próximos meses, conforme tem sinalizado o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).