As vendas de veículos e comerciais leves com pagamento a prazo superaram os à vista no terceiro trimestre de 2009. De acordo com dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), 58% do que foi comercializado no período foi financiado. O Crédito Diretor ao Consumidor (CDC) foi a modaliade mais usada, representando 29% dos financiamentos. O segundo lugar ficou para Leasing (24%) e o último com os consórcios (5%). Com o resultado do trimestre, as carteiras de CDC e Leasing para financiamento de veículos por pessoas físicas cresceu 11,9% frente igual período do ano passado, o que levou o montante de recursos emprestados para R$ 153,9 milhões.
[SAIBAMAIS]Em nota divulgada à imprensa, o presidente da Anef, Luiz Montenegro, disse que o crédito está retornando ao que era no pré-crise. "O setor vem avançando e, portanto, continuamos apostando num cenário de recuperação gradual, com expectativa de obter em 2009 um crescimento entre 10% e 15% do volume das carteiras de financiamento e leasing para pessoas físicas em comparação ao ano de 2008", afirmou.
Enquanto houve incremento nos valores pegos pelos clientes, a inadimplência teve um pequeno recuo de 0,2 ponto percentual na compração entre agosto e setembro, quando passou de 5,1% para 4,9%. As taxas médias de juros praticadas pelas empresas filiadas à Anef também caíram. Na comparação entre setembro de 2009 ante igual mês do ano passado o índice mensal recuou 0,33 ponto percentual. Já na anual, a queda foi mais expressiva na mesma compração. A taxa diminuiu 4,72 pontos percentuais e chegou a 18,86% ao ano.