A General Motors teve em outubro aumento de 4 por cento nas vendas de veículos nos Estados Unidos na comparação com igual mês do ano passado, para 177.603 unidades. Trata-se do primeiro aumento mensal na comparação anual desde janeiro de 2008.
[SAIBAMAIS]As marcas Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick responderam por 95 por cento das vendas no varejo, alta de 10 por cento ante o ano passado.
A GM espera produzir 620 mil veículos no quarto trimestre nos EUA, sendo 239 mil carros e 381 mil caminhões --o que representa um declínio de 24 por cento ante o ano passado, mas um crescimento de 17 por cento sobre o terceiro trimestre de 2009.
Os estoques da GM nos EUA em outubro estavam 45 por cento menores que um ano atrás e cinco por cento acima de setembro.
A Ford também anunciou nesta terça-feira aumento das vendas em outubro nos EUA, de 3 por cento, e disse que ganhou market share devido à forte demanda por seus carros e veículos crossover.
"A demanda de consumidores por nossos novos produtos estão conduzindo os ganhos de participação de mercado da Ford", disse em comunicado o chefe de vendas da Ford nos EUA, Ken Czubay.
A Nissan reportou aumento de 5,6 por cento nas vendas de veículos nos EUA.
Analistas e executivos do setor esperam que as vendas anualizadas de veículos nos EUA superem 10 milhões de unidades em outubro, o que marcaria o melhor resultado do ano excluindo julho e agosto, quando o desempenho foi impulsionado por um programa de incentivo do governo norte-americano às vendas.