Jornal Correio Braziliense

Economia

Indústria retoma crescimento após crise, avalia CNI

Os industriais estão mais confiantes na economia. De acordo com os dados da Sondagem Industrial, o setor retomou a tragetória de crescimento. Os empresários estão com uma expectativa maior em relação à demanda, os estoques já se ajustaram e a situação financeira do setor é considerada satisfatória.

[SAIBAMAIS]Dos quesitos avaliados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador de evolução da produção ultrapassou a linha divisória de 50 pontos. Segundo a avaliação do coordenador da pesquisa Renato da Fonseca, isso reflete a retomada do crescimento na produção após três trimestres de queda. "Claramente é um início de retomada, mas não no ritmo que estava antes da crise", avaliou.

A evolução do número de empregados seguiu a mesma tragetória da produção. Subiu 13,1 pontos entre os primeiro e o terceiro trimestres de 2009, após ter recuado 15,2 pontos entre o terceiro trimestre de 2008 ao primeiro deste ano.

Com todos esses indicadores positivos, a CNI acredita que já é momento de começar a investir. "A indústria está pronta para investir, mas o setor de máquinas e equipamentos ainda vai esperar um pouco para se recuperar de forma consistente", disse Renato da Fonseca.