As marcas de luxo francesas lançaram nesta quinta-feira (29/10) uma ofensiva para ganhar terreno no dinâmico mercado chinês, com um portal especialmente dedicado a seus internautas que oferece "uma viagem onírica e poética" pelo universo do conhecimento e da elegância à francesa.
O projeto do Comitê Colbert, que reúne 70 marcas de luxo francesas, é fruto de dois anos de trabalho e um orçamento de 250.000 euros (US$ 375 mil) para conceber um site em três dimensões, abrigado no grande portal chinês sina.com, que ficará no ar por apenas seis meses.
"É o primeiro site deste tipo. O tridimensional só existia até agora para os videogames, os filmes. Mas não havia nenhum site em três dimensões", afirma Elisabeth Ponsolle des Portes, delegada geral do Comitê Colbert.
A aposta mira principalmente nos jovens, mais acostumados com a navegação intuitiva que caracteriza o site.
A esperança das marcas é conseguir recuperar com o mercado chinês, que continua crescendo a ritmo impressionante mesmo em tempos de crise, os prejuízos amargados com a forte recessão na Europa e nos Estados Unidos.
A "grande China", que inclui Hong Kong e Macau, representava apenas 4,5% do faturamento das marcas do Comitê Colbert em 2005. Atualmente, este percentual chega a 8% e "para alguns, até 25%".
Em quatro anos, os pontos de venda de luxo francês triplicaram.