Os preços do petróleo sofreram um forte retrocesso nesta quarta-feira em Nova York e Londres, depois de um aumento das reservas petroleiras dos Estados Unidos, com o barril de referência perdendo mais de dois dólares.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em dezembro terminou a 77,46 dólares, recuando 2,09 dólares (-2,63%).
Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento caiu 2,06 dólares, a 75,86 dólares.
Já em queda na abertura devido ao fraco desempenho dos mercados financeiros, a baixa do mercado se acentuou com a publicação do relatório semanal sobre as reservas petroleiras nos Estados Unidos.
Segundo Hussein Allidina, da Morgan Stanley, os dados são neutros de maneira geral, mas o mercado está "vulnerável" em um ambiente macroeconômico difícil nesta quarta-feira.
As reservas de cru - e principalmente de gasolina - aumentaram durante a semana passada, quando os analistas procurados pela agência Dow Jones Newswires esperavam uma nova queda das reservas de gasolina. No entanto, houve um aumento de 1,7 milhão de barris. Nas quatro últimas semanas, o consumo americano de produtos petroleiros caiu 3% em relação ao mesmo período de 2008.
"A melhoria da demanda de produtos destilados (entre eles combustível para calefação e diesel) é bem-vinda, mas esta se mantém em queda de 10% no ano e os estoques de destilados estão mais de 30% acima de sua média dos últimos 10 anos", quando o período de inverno se aproxima, destacou Nic Brown, da Natixis.