A atividade econômica nos Estados Unidos melhora de forma "débil" e dispersa", dependendo dos setores e das regiões, segundo o Livro Bege publicado nesta quarta-feira pelo Federal Reserve (Fed).
[SAIBAMAIS]"De maneira geral", as informações transmitidas pelas 12 regionais do Fed "em maioria revelam um aumento da atividade econômica mais que uma baixa; mas quase todas as melhorias mencionadas são descritas como débeis ou dispersas", diz este informe sobre a conjuntura.
"Em numerosos setores", as 12 filiais do Federal Reserve comprovaram uma "estabilização ou progressos modestos", "com frequência a partir de níveis muito frágeis" desde o princípio de setembro, acrescenta o Livro Bege.
Este documento, realizado a partir de dados compilados até 13 de outubro, deve servir de base a discussões do Comitê de Política Monetária (FOMC) do banco central americano em sua reunião prevista para os dias 3 e 4 de novembro.
Os dirigentes do Fed consideram que a economia americana se recupera desde o verão (no Hemisfério Norte), depois de quatro trimestres consecutivos de baixa no Produto Interno Bruto.
Segundo o Livro Bege, os setores de atividade que registraram melhora foram "os bens imóveis residenciais e a indústria manufatureira".
Os bens imóveis comerciais foram descritos como o setor "mais problemático", acrescenta o informe, destacando que o setor bancário "apresentou debilidades em várias regiões".