O Federal Reserve (Fed) americano anunciou nesta segunda-feira que começou a testar uma operação inversa à de injetar liquidez no sistema financeiro, como parte de sua estratégia de saída da crise.
[SAIBAMAIS]O Fed de Nova York, intermediário tradicional entre a direção do banco central americano e os mercados financeiros, assinalou em comunicado que "começou recentemente a realizar" essas operações.
"É provável que o Federal Reserve realize testes adicionais no futuro", diz numa nota, destacando a prudência com que essas ações devam ser efetuadas.
O mercado mundial acompanhará com grande atenção o momento no qual o Fed deixará de distribuir liquidez para assegurar a reativação do crédito e da economia em geral e começará a retirá-la, para evitar uma disparada do crédito e da inflação.
A operação testada, chamada "tomada de garantias invertida" consiste na entrega, por parte do Fed, de ativos (obrigações, diversos títulos de crédito, etc) em troca de dólares que uma instituição financeira possua em reserva, por intermédio de sócios privados do Fed de Nova York, ou 18 instituições financeiras oficialmente "especializadas em valores do Tesouro".