Os preços do petróleo aumentaram nesta quinta-feira em Nova York e Londres, com o barril de referência ganhando mais de 2 dólares graças aos investidores que se refugiaram nas matérias-primas diante da desvalorização da moeda americana.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em novembro terminou a 71,69 dólares, em alta de 2,12 dólares.
[SAIBAMAIS]Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento avançou 2,57 dólares, a 69,77 dólares.
"Há temores sobre a fraqueza do dólar, que provocaram enormes fluxos de capital para as matérias-primas", explicou Ellis Eckland, corretor independente.
Preocupados em manter o valor de seus portfólios mesmo com a queda da divisa americana, os investidores privilegiaram ativos tangíveis como o petróleo, além do ouro, que bateu novo recorde de cotação pelo terceiro dia seguido.
O barril alcançou 72,55 dólares, seu nível mais alto em duas semanas.
O mercado petrolífero foi sustentado também pelo otimismo no mercado financeiro.
"O mercado financeiro sobe, o que significa que as pessoas têm uma opinião melhor (da economia) e sobre a demanda" de petróleo, lembrou Eckland.