A taxa de inadimplência no comércio do Distrito Federal caiu no mês de setembro. De acordo com dados levantados pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que administra o Serviço de Proteção ao Crédito, o índice ficou em 4,9%. A taxa ficou 0,2 ponto percentual abaixo da registrada em agosto. Se comparado com o mesmo mês em 2008 a queda é ainda maior: 0,4 ponto percentual.
Segundo o presidente da CDL, Vicente Estevanato, o mês registrou queda porque os próprios consumidores começaram a procurar os credores para renegociar os juros ou quitar as dívidas pendentes.
O consumidor que teve o nome incluído no SPC, para ficar %u201Climpo%u201D, pode procurar o credor (loja, financeira ou banco onde está devendo) e renegociar ou pagar a dívida. Após a renegociação ou a quitação, o nome é retirado do cadastro dos inadimplentes. Para saber se o nome está ou não na lista, o consumidor pode procurar o balcão de atendimento da CDL no Setor Comercial Sul, Quadra 6, bloco A, edifício CDL.
Pesquisa
Ainda de acordo com o levantamento da CDL, verificou-se que as mulheres ainda são maioria (49,58% homens e 50,42% mulheres) na lista de inadimplentes. A faixa etária com maior índice fica entre 30 e 39 anos. Os maiores de 65 anos são os menos frequentes na lista, com 5,24%.